Como SEO pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site

seo-computador

Se você está pensando em criar seu site, ou se já possui um, certamente sempre irá querer aumentar o tráfego de usuários nele. Porém, há uma maneira muito simples de melhorar o tráfego de usuários: otimizando seu site para SEO.

Como funciona

falamos aqui que uma das coisas importantes do SEO são as metatags. Elas são palavras chave que vão fazer com que os robôs dos sites de busca encontrem seu site com maior facilidade. Algumas vezes, metatags erradas são utilizadas, com isso seu site não irá aparecer nas buscas com clareza.

Atualmente, existem algumas ferramentas que podem auxiliar você na criação dessas palavras chave, se você não saiba por onde começar. O Google Ads possui uma função chamada Planejador de Palavras Chave. Essa ferramenta ajudará você a descobrir palavras chave que podem ser utilizadas no seu site.

Depois de descobrir quais as palavras chave poderão ser inseridas no código-fonte do seu site, é hora de otimizar o conteúdo do seu site, bem como também as informações que vem de fora dele. Já que o SEO pode ser dividido em duas categorias:

  • SEO On-page: Está relacionado a tudo dentro do seu site, como as páginas, conteúdo e etc.
  • SEO Off-page: Está relacionado a tudo que vem de fora do seu site, como controle das mídias social, criação de links, bookmarking, etc.

 

SEO On-page

O SEO on-page, como esta relacionado a estrutura do seu site, é o primeiro que deve ser implementado. E há alguns fatores importantes nos quais você deverá se concentrar. Veja só algumas dicas.
  • Título das páginas: crie um título relacionado as palavras-chave que você escolheu. O título não pode passar de 63 caracteres, que é o limite do Google para exibição de um título inteiro. Portanto, se estiver vendendo algum produto, por exemplo, coloque no título da página o nome do produto, suas características, coisas que irão destaca-lo.
  • Meta Description: o meta description são aqueles textos que aparecem logo abaixo dos resultados do Google. Deve ser algo que vai ajudar o usuário a clicar no seu site. O ideal é que sejam inseridas nesta descrição palavras-chave que já tenham sido utilizadas.
  • Cabeçalhos: quando o conteúdo está bem formatado e fácil de se ler, os motores de busca funcionam de maneira melhor. Assim, procure sempre usar tags de cabeçalho (H1, H2, H3) no conteúdo do seu site. Inclua também palavras chave nos cabeçalhos, pelo menos uma já irá ajudar o site a obter uma visibilidade maior.
  • Endereço do site: a URL de uma página irá informar ao usuário de que se trata aquele conteúdo. Contudo, é ideal inserir o conteúdo de forma simples, separando as palavras por traços e se possível, também utilizar uma das palavras chave que você escolheu.
  • Texto alternativo em imagens: caso a imagem que estiver sendo utilizada como destaque não carregue, é bom inserir um texto alternativo na imagem. Em suma, este texto deve conter uma indicação do que está sendo representado na imagem e se possível, também deverá ser inserida uma palavra chave.
  • Design: o site também precisa ter um design responsivo, com fácil utilização tanto em dispositivos móveis, como em computadores. Com uma navegação fluída, os usuários se sentirão mais interessados em utilizar seu site.

SEO Off-page

Depois de conferir se seu site está atendendo todos os requisitos de SEO on-page, enfim é a hora de fazer a otimização SEO off-page. Conforme explicamos acima, esta categoria de SEO possui relação com fatores externos do seu site, visto que pode agregar usuários que não são provenientes de sites de busca. E como fazer isso?

  • Parcerias: você pode buscar firmar parcerias com outros sites. Estes, podem linkar sua página em postagens. Entretanto, lembre-se de buscar por parceiros com conteúdos relacionados ao seu.
  • Conteúdo: busque sempre criar conteúdos úteis, afinal, com materiais relevantes, você conseguirá um engajamento muito maior.
  • Comentários: em outros sites ou fóruns da internet, você pode fazer comentários. Estes, devem ser relevantes, apresentar um conteúdo bastante conciso e relacionado a ambas publicações. No final, basta colocar o link pedindo que visitem o seu site.
  • Redes sociais: invista em redes sociais. Publique seus conteúdos, de forma que estes possam ser compartilhados pelos usuários da rede diretamente de sua página. Facebook e Instagram são dois exemplos de redes sociais que geram bastante engajamento para o site.
  • Botões de compartilhamento: É sempre bom disponibilizar botões de compartilhamento. Dessa forma, se um usuário gostar do conteúdo, fica muito mais fácil dele compartilhar com seus amigos.

 

É claro que é possível obter bons resultados investindo apenas em SEO on-page. Porém, para alcançar um engajamento melhor e mais acessos ao seu site, é ideal trabalhar nos dois, já que eles são processos complementares.

Descubra mais informações, preencha o formulário abaixo. Assim, você irá conhecer mais sobre como utilizar o WordPress para otimizar o site da sua empresa e melhorar seus resultados!