Qual é a diferença entre domínio e hospedagem?

A decisão de criar um site para sua empresa e/ou serviço vem muito antes de saber o que é preciso para organizar e seguir suas ideias e pretensões. Estudar sobre o assunto e decidir o melhor é muito importante, pois o desenvolvimento de sites é cada vez mais comum entre as empresas e esse diferencial faz com que essa decisão seja revertida em lucros no futuro.

Normalmente, pessoas que não estão acostumadas à linguagem dos sites podem estranhar no início. Principalmente no ponto de partida, quanto à diferença entre domínio e hospedagem.

Qual é a diferença entre domínio e hospedagem?

Registro de domínio

O primeiro passo para a criação de um site é o registro de domínio. Pense como se fosse abrir uma empresa física: você precisaria de um registro formalizando a abertura. Na internet, também. Somente com esse registro o seu site vai ao ar e aí poderá pensar em hospedagem – que falaremos mais adiante.

O registro de domínio pode ser feito de duas formas:

  • Domínios nacionais: são terminados em ‘.br’ e podem ter variações em caso de sites de entidades de classe ou do Governo Federal (.gov.br).
  • Domínios internacionais: são regulamentados por uma entidade específica (ICANN), e na maioria das vezes, terminados em ‘.com’, ‘.net’ e ‘.org’.

O que é hospedagem?

A hospedagem funciona como um espaço criado para que o conteúdo multimídia, arquivos e códigos HTML sejam armazenados. Esse serviço pode funcionar de forma gratuita ou paga, dependendo do tamanho, função, recursos e características do site. Confira:

  • Hospedagem gratuita: pode atender a muitas pessoas, porém tem o serviço limitado e podem haver algumas exigências como a liberação de banners no site para publicidade ou pacotes reduzidos, limites de dados e quaisquer outras reduções que induzam ao cliente a pagar por um serviço de hospedagem.
  • Hospedagem paga: tem inúmeras opções, planos e pacotes que atendam melhor ao cliente e ao serviço que está procurando. Os valores variam muito, mas a liberdade é maior, além de receber um suporte 24h por dia.

A hospedagem deve ser solicitada em qualquer circunstância, seja o serviço pago ou não. E, apesar do desenvolvimento do site ser algo a critério do cliente, também deve ser aliado ao domínio e à hospedagem. De nada adianta criar um site cheio de recursos, se não terá um armazenamento que suporte os serviços que o site busca oferecer. Criar um domínio moderno ao abrir o site e se deparar com algo antigo e sem muitas funções também não resultarão em conversões e rentabilidade para a empresa.

Planejamento é tudo e deve ser pensado antes da decisão final, para que tudo se alinhe e atenda às expectativas.

E, então, qual é a diferença entre domínio e hospedagem?

O domínio funciona como o registro, o CNPJ do site. Enquanto a hospedagem, é como se fosse o espaço em que seu negócio irá funcionar. Eles se complementam, já que para ter o domínio, é preciso ter uma boa hospedagem para colocar seu site em vigor com as necessidades básicas atendidas.

As duas partes básicas do início do planejamento são a base do site. Além da preocupação em ter uma “casa” receptiva e com bom funcionamento, é importantíssimo que o domínio seja de fácil memorização para criar aquele diferencial citado anteriormente. E, assim, seu site terá confiabilidade e será notado por quem o visita, fidelizando o público em um ambiente confortável.

Quem pode me ajudar com esses serviços?

A Target Host, empresa de solução de internet, oferece diversos serviços úteis para o seu site, incluindo registro de domínio e hospedagem. Confira nossos pacotes e planos!