Quais os benefícios da orquestração cloud?

O boom do número de pessoas passando a trabalhar em regime de home office, devido às medidas de distanciamento social para combater a pandemia do novo coronavírus, reforçou ainda mais a importância da orquestração cloud, que tem como um de seus principais elementos o armazenamento em nuvem.

O que isso significa? Com uma boa orquestração cloud, uma empresa consegue que seus colaboradores tenham acesso a servidores, documentos, arquivos etc. independentemente do local de onde estejam, reduzindo custos com infraestrutura presencial. Para isso, é fundamental que haja um gerenciamento eficaz dos recursos da rede, permissões de acesso, infraestrutura alocada. E essa integração se dá por meio da orquestração (não à toa o nome “orquestra” traz consigo a noção de um conjunto de elementos complexos integrados harmonicamente entre si, potencializando os recursos e propiciando ótimos resultados).

O que é orquestração cloud?

Por definição, a orquestração cloud consiste na coordenação de provedores de computação em nuvem, com a otimização propiciando processos de trabalho e fluxos de atividades entre os diversos provedores.

Para tanto, o serviço de orquestração cloud lança mão de diversos recursos disponíveis, como DNS, bancos de dados, cache, instâncias etc., possibilitando soluções de alta disponibilidade e sem um único ponto de falha sequer. Confira o diagrama a seguir para ilustrar este fluxo:

fluxo de orquestracao cloud

Estruturação e flexibilidade da orquestração cloud

Quanto à estruturação da orquestração cloud, os serviços incluem distribuição de conteúdo, cache de memória, bancos de dados e instâncias de processamento, garantindo a infraestrutura necessária em tecnologia da informação para que os fluxos de trabalho não sofram nenhum dano.

Quanto à flexibilidade da orquestração cloud, é importante salientar que as soluções oferecidas pela Target Host adaptam-se de acordo com a necessidade de cada projeto, que será desenhado a partir das especificidades do negócio de cada clientes. Com isso, podem existir níveis diferentes de necessidades na orquestração quanto a balanceamento, autoprovisionamento, presença global e escalonamento.

Não basta ter o computador na nuvem para ser competitivo e eficiente

Independentemente do porte da empresa, podemos dizer que não basta ter o computador em nuvem para garantir eficiência na alocação de recursos e a entrega dos resultados esperados. A orquestração cloud vai muito além de colocar uma máquina na nuvem, como vimos. Diante disso, ter uma solução de alta disponibilidade, com sólida infraestrutura e flexível pode ser um grande diferencial em um momento em que ter acesso robusto e confiável à computação em nuvem é um dos grandes diferenciais no mercado.

Vantagens da orquestração em nuvem

Entre as vantagens da orquestração em nuvem, podemos citar: competitividade em um mercado de trabalho marcado pela expansão do trabalho remoto, redução de custos com infraestrutura presencial, segurança de dados para arquivos críticos compartilhados na nuvem, maior visibilidade e controle dos fluxos de trabalho que tramitam no âmbito da orquestração, automatização de atividades antes manuais etc.

Orquestração cloud é com a Target Host!

Agora que você já viu algumas das vantagens da orquestração cloud, que tal implementar em sua empresa? Para isso você pode contar com quem tem duas décadas de prestação de serviços de excelência no mercado no que se refere a soluções de tecnologia da informação: conheça a Target Host, empresa de hospedagem de sites. Entre já em contato!