Quais plugins instalar no WordPress?

Quem trabalha com WordPress já conhece a sua flexibilidade e poder de customização, que pode ser feita até por pessoas que não entendem de programação. E essa comodidade torna-se ainda maior pois os plugins para WordPress podem ser facilmente instalados apenas com alguns cliques. Mas você sabe quais são os plugins que não se pode deixar de ter em seu site? Leia nosso post e entenda melhor sobre este assunto.

Plugins | Quais plugins instalar no WordPress?

O que são plugins?

Plugins são programas que adicionam recursos ao site com o objetivo de melhorar a interação com os usuários. Em outras palavras, os plugins são ferramentas que complementam e agregam as funcionalidades de um site com plataforma em WordPress.

Para que servem os plugins?

No desenvolvimento web de tempos atrás, tudo que fosse implementado no site deveria começar do zero, mas com o surgimento do HTML, CSS e outros, o desenvolvimento dos sites começou a ficar mais simples. Com isso, também surgiram os plugins, que ajudam a programadores e desenvolvedores a tornar o processo de criação mais fácil. Basta procurar o plugin que melhor atende a necessidade do projeto e instalá-lo.

Quais plugins são necessários em um site?

Não existe uma regra quando falamos em plugins para sites. O que varia é a necessidade de cada projeto, que irá demandar tipos específicos de plugin. Porém, alguns deles podem ser extremamente úteis em qualquer tipo de site. Veja quais são eles.

W3 Total Cache

Esse plugin tem a função de aumentar a velocidade do site, oferecendo uma melhor experiência para o usuário. Isso acontece pois ele é capaz de guardar em cache todas as características do seu site, reduzindo o tempo de carregamento das páginas. Dessa forma, o servidor terá um desempenho mais alto. O plugin é gratuito.

Yoast SEO

O Yoast SEO é importantíssimo para trabalhar o SEO do site. Ele permite ampla configuração de títulos, meta-description, taxonomias, sitemap XML, conteúdo para RSS, entre outros. O plugin é capaz de identificar os pontos fortes e fracos de cada conteúdo, de forma a torná-lo mais fácil de ser encontrado nos mecanismos de busca por meio das palavras-chave.

Akismet

Esse plugin é um dos mais indicados para proteger o site de spams em comentários, que prejudicam a imagem do seu site, além de comprometerem a velocidade. Com o Akismet fica mais fácil de bloquear e controlar esses tipos de comentários.

BackWPup

O BackWPup é um plugin gratuito e serve para realizar um backup de todo o site, tanto o tema quanto posts e banco de dados. É possível ainda configurá-lo para fazer um backup diretamente para o Dropbox, FTP, e-mail ou outras opções.

Auto Excerpt Everywhere

O Auto Excerpt Everywhere é um plugin indicado para resumir os textos e artigos publicados no site. Totalmente personalizável, você pode definir o limite de caracteres do resumo e definir um texto customizado para o “continue lendo”. É uma forma de deixar o conteúdo mais interessante e atrativo para o leitor.

Flare

Flare é um plugin para compartilhamento nas redes sociais. Uma barra com os ícones das redes é instalada no site, tornando possível que o leitor compartilhe a informação. É possível posicioná-la em diversas partes do site ou blog.

Responsive Select Menu

O Responsive Select Menu é um plugin que organiza o menu de navegação do seu site no modo responsivo, ou seja, que se adapta em qualquer tipo de dispositivo móvel. Como a taxa de acessos por essas plataformas vêm crescendo com o passar do tempo, é importante ter cuidado com a experiência do usuário para que ele navegue facilmente pelo seu site.

Redirection

Esse plugin cria redirecionamentos 301, 302 e mais diversos tipos, assim como resolve erros 404, que podem acontecer por alguma mudança de página e/ou de endereço. Sua maior comodidade é permitir que você faça um redirecionamento de uma URL antiga para a nova, ao invés de simplesmente excluir a que não será mais utilizada.

Pretty Link

O Pretty Link permite que você customize os seus links para deixá-los mais amigáveis. Além disso, o plugin consegue armazenar na base de dados quantas vezes o link foi clicado, ajudando a avaliar quais tipos de artigos são de maior interesse do seu público.

Gostou das dicas? A Target Host, empresa de soluções de internet, possui planos de soluções de internet, hospedagem de site e servidores que são compatíveis com a necessidade da sua empresa e com um valor que cabe no seu bolso. Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.