PHP 7: o que há de novo na versão 7.2

O PHP é uma linguagem de programação bastante popular, que acumula mais de 24 anos de história e diversas atualizações lançadas ao longo dos anos. Uma dessas atualizações deu origem ao PHP 7.2, uma versão atualizada do PHP 7, que chegou com diversos recursos novos de linguagem, mas também eliminou algumas operações que estavam obsoletas.

Na prática, as atualizações servem para escrever um código mais certeiro e aprimorado. O resultado é um melhor desempenho no uso da própria linguagem, algo que é percebido na prática pelos programadores.

Conheça algumas funcionalidades da linguagem PHP 7.2

Algumas funcionalidades foram removidas do PHP 7.2. O conteúdo completo pode ser visto no “RFC Deprecations for PHP 7.2”. Neste documento, é possível ver todas as funções que foram descontinuadas na versão.

Para atualizar a linguagem e permitir novidades no código é importante desencorajar algumas funcionalidades, mas o PHP 7.2 abriu espaço para outras ações, como o Object typehint e o Argon2 Password Hash. Nesta versão, para trabalhar com o controle do retorno de zero negativo, por exemplo, existe a função number_format().

Para que o parâmetro nulo seja desabilitado, a função correta é a get_class(). Se for usado o parâmetro null, a função pode ter um comportamento totalmente diferente. Dependendo do objetivo do código escrito, o $result pode ser nulo ou apresentar o valor de saída conforme o contexto de classe, seguindo o get_class(), com seu valor indicado.

Outras novidades do PHP 7.2

O release que divulgou a disponibilidade do PHP 7.2 reforçou que esta versão foi lançada com aprimoramentos e novas funcionalidades. A equipe também divulgou o manual de migração para esta nova versão.

É importante dizer que, mesmo trazendo excelentes novos recursos, o PHP 7.2 também pode apresentar algumas incompatibilidades. Por isso, o ideal é fazer os testes necessários antes de migrar para esta versão.

Outra novidade do PHP 7.2 é o recurso Argon2 Password Hash, que atua conforme três parâmetros, agindo como algoritmo de hashing de senha. Os parâmetros são os seguintes: grau de paralelismo, memória necessária e tempo de execução.

É a melhor alternativa para o Bcrypt e, por isso, existe uma recomendação do RFC para usar esta implementação no caso de password_ * ser uma das funções empregadas no trabalho.

Então, temos alguns desdobramentos, como a alteração da função password_hash() para que o custo de memória do recurso Argon2 Password Hash seja aceito, além de ficar como opcional o grau de paralelismo e o custo de tempo. Os fatores de custo podem ser personalizados, e isso é bem interessante no PHP 7.2.

Com o Object typehint, o object pode ser um tipo de função ou parâmetro, criando novas possibilidades para o código.

Criptografia Moderna

A criptografia moderna é uma das grandes novidades do PHP 7.2, chamada de libsodium. É a primeira vez que uma linguagem de programação consegue implantar criptografia moderna em sua extensão principal.

Com relação à criptografia, é preciso conhecer outras nomenclaturas, como a biblioteca chamada Sodium. A relação completa fica disponível no RFC de adição da libsodium no PHP 7.2.

Através desta biblioteca é possível trabalhar com hash de senha, assinaturas, descriptografia, criptografia, entre outras operações de criptografia de alta performance.

De uma forma geral, é possível dizer que a versão do PHP 7.2 trouxe ótimos recursos de linguagem e melhorou de forma significativa o desempenho dos trabalhos de escrita de códigos.

Fique por dentro!

Para saber mais sobre o universo da programação e sobre as tecnologias que estão em alta no momento, continue acompanhando o blog da Target Host. Para contratar nossos serviços e soluções em hospedagem de sites, registro de domínios e computação em nuvem, entre em contato com o nosso time!