O que é SEO?

Se a sua empresa investe em marketing digital e em estratégias de posicionamento no Google, certamente você já ouviu falar sobre SEO. O conjunto de técnicas que ajuda a melhorar a visibilidade dos sites nos buscadores online e a atrair mais tráfego orgânico.

Mão masculinas digitando notebook

Uma das principais vantagens de investir em SEO é ter o site da sua empresa na primeira página do Google, uma forma comprovada de obter mais cliques e, consequentemente, de atrair mais clientes em potencial.

A questão é que posicionar um site nos primeiros resultados não é tão simples quanto se possa imaginar. Na maioria dos casos, é preciso um trabalho de médio prazo, com otimizações realizadas no site e com a produção de muito conteúdo original e de qualidade.

Entendendo o conceito de SEO

A sigla SEO vem do inglês “Search Engine Optimization”, que, em tradução literal, significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”. Apesar de ainda gerar dúvidas em muitas pessoas, o conceito de SEO e suas técnicas não são recentes. Já há alguns anos os especialistas vêm reforçando a importância desse tipo de estratégia para as empresas que desejam se destacar no ambiente digital.

O SEO é implementado nos sites por meio da produção de um grande volume de conteúdos relevantes, baseados em um estudo prévio de palavras-chave, que pode ser feito a partir da análise do Google Trends ou do Planejador de Palavras-Chave do Google. É importante deixar claro que as palavras-chave precisam ter relação com o seu nicho de mercado.

Ao definir os termos mais importantes para o seu segmento, comece a escrever textos qualificados e aprofundados tendo como base as palavras-chave mais importantes. Algumas técnicas sugerem que a palavra-chave seja utilizada no primeiro parágrafo do texto, no título e nos subtítulos, sempre de forma natural e sem perder de vista a importância de ter um conteúdo denso, sem plágio e que seja realmente interessante para o leitor.

Além disso, é preciso otimizar o site na versão mobile, ou seja, com um design responsivo que se adapte aos mais variados formatos de telas dos smartphones e tablets. O Google tem dado maior relevância e indexado melhor os sites que já possuem uma versão mobile.

A estratégia é extremamente eficaz para negócios locais, que podem conquistar notoriedade e novos clientes ranqueando seus sites ou lojas virtuais por geolocalização, com o uso de palavras-chave que destaquem os serviços e as regiões atendidas pela empresa em uma cidade, por exemplo.

O próprio Google reforça que 82% dos usuários de smartphones utilizam a ferramenta de busca para procurar por negócios locais e prestadores de serviços em suas regiões de domicílio. Agora imagine o que pode acontecer com a sua empresa se ela conseguir se posicionar com uma boa palavra-chave na primeira página do Google! Você poderá atrair mais clientes, receber mais telefonemas, mais solicitações de orçamento e, consequentemente, ter melhores resultados financeiros.

Como as empresas utilizam o SEO?

Em geral, as empresas adotam um planejamento de marketing digital que inclui a produção de conteúdo SEO. As publicações no site devem ser periódicas para que o Google entenda que a página é relevante e, assim, melhore seu posicionamento nas buscas.

Além disso, é preciso trabalhar com as palavras-chave nas meta descriptions, nos titles e no H1. Contar com uma equipe especializada em SEO é o melhor caminho para obter resultados efetivos.

Se você deseja saber mais sobre SEO e colocar sua empresa na primeira página do Google, entre em contato com a equipe da Target Host. Lembre-se que 95% de todas as pesquisas realizadas na internet no Brasil são concentradas no Google e que sua empresa tem muito a ganhar ao conquistar um bom ranqueamento no buscador!