O que é cPanel e quais as suas vantagens?

 

Popular entre os desenvolvedores, o cPanel é uma plataforma de gestão completa para serviços de hospedagem de sites. Através da ferramenta, profissionais da área realizam a manutenção e edição de páginas online, inclusive de e-commerces. Ficou interessado? Então, confira o artigo e saiba mais detalhes sobre o cPanel!

Desvendando o cPanel

Baseado em Linux, o cPanel permite o controle de diversos domínios por meio de uma única conta do WordPress. A ação é possível porque a plataforma integra a gestão de diferentes sites em um único ambiente.

Fácil e intuitivo, o cPanel é um sistema independente, com autonomia para editar e realizar ajustes necessários nos endereços online, inclusive a instalação e desinstalação de aplicativos.

Quais as vantagens do cPanel?

Devido à sua praticidade, inúmeros desenvolvedores de sites e agências de marketing optam pelos serviços do cPanel para gerenciamento de hospedagem de sites. Entre seus variados recursos, destacam-se:

1. Banco de dados

Como se sabe, sites precisam de banco de dados associados à sua hospedagem. Assim, é possível garantir o carregamento da página e todo o seu conteúdo, como fotos e vídeos.

Com a funcionalidade de gerenciamento de arquivos, o cPanel permite o controle administrativo de todas as informações criadas no banco de dados do endereço online, facilitando sua gestão.

2. Aplicativos

Para oferecer melhor usabilidade, o cPanel permite a instalação de aplicativos com variados recursos, como de gestão, edição e otimização de site. Inclusive, há aplicações que viabilizam a criação de landing pages de forma simples e rápida. O ponto positivo que se destaca nesse tópico é a facilidade em instalar e desinstalar esses softwares a qualquer momento.

3. Análise dados

Outro recurso útil do painel é a análise de desempenho de site. Através deste serviço, é possível analisar o volume de tráfego, entre outras informações relevantes, da página. Desta forma, você consegue elaborar estratégias mais assertivas para o seu negócio, realizando as otimizações necessárias.

4. Suporte e facilidade

Como falamos anteriormente, o cPanel é bem intuitivo. Com as informações disponíveis em português, o seu uso se torna ainda mais fácil. Outra vantagem é o sistema de backup, que garante maior segurança aos dados da página. E, por ser uma ferramenta muito utilizada, há inúmeros tutoriais disponíveis na internet ensinando a desvendar funções de níveis mais complexos.

5. Gestão de e-mail

Completo, o cPanel também permite criar contas de e-mails e associá-las a domínios de site. Além de prático, este recurso passa mais segurança e credibilidade aos usuários. Isso porque o endereço do e-mail terá a mesma nomenclatura da página.

Por fim, a plataforma oferece ferramentas completas de gerenciamento e configuração para e-mail. Na TargetHost, trabalhamos com planos variados, que contemplam desde Outlook Express até webmail.

Os melhores planos de cPanel estão na TargetHost

Agora que você conheceu as facilidades proporcionadas pelo cPanel, está na hora de optar por uma empresa de hospedagem de sites de confiança. Na TargetHost, você encontra uma variedade de serviços voltados para sites institucionais e e-commerces, como hospedagens, certificados de segurança e domínios, com os melhores preços do mercado. Entre em contato conosco e confira!