O que é blockchain e como a tecnologia funciona?

Quando fala-se em blockchain, muitas pessoas pensam logo em bitcoins, as moedas digitais. No entanto, essa tecnologia vai além disso. Você sabia que ela é utilizada no setor agropecuário? Além disso, pode ser usada para verificar produtos em relação à vigilância sanitária e ao meio ambiente, em casos de desastres naturais, contratos de posses de terras e nas eleições do poder público. Você deve estar se perguntando por qual motivo ela é aplicada nessas áreas. É exatamente sobre isso que iremos falar neste texto. Mas, se você não sabe o que é blockchain, fique tranquilo, pois iremos explicar também.

o que e blockchain

O que é blockchain e como funciona?

Blockchain, que significa cadeia de blocos em português, é um banco de dados que surgiu em 2008 e logo ficou conhecido pelo seu uso de bitcoins. A tecnologia funciona como uma rede que compila todas as informações de transferência de dados. O que a diferencia é a distribuição dessa rede de forma segura e confiável, com informações sendo criptografadas e auditáveis. Os dados são compartilhados em vários blocos. Cada um deles tem um identificador, o chamado hash. Isso dificulta fraudes e modificações das informações.

Como o blockchain pode ser utilizado?

A inovação do blockchain pode ser aproveitada de diversas maneiras. Uma das formas de uso é na agropecuária para rastrear os produtos, como a carne bovina. Essa tecnologia é muito útil para esse setor, já que os animais são levados para diferentes estabelecimentos e a carne passa por vários processos de produção até chegar ao consumidor final. Assim, é possível registrar as compras e vendas, a quantidade de animais e as informações das fazendas pelas quais eles já estiveram. Além disso, pode-se compartilhar esses dados com quem desejar mantendo a segurança.

Outro exemplo em que o blockchain pode ser usado é no reconhecimento de produtos que estejam fora da regularização prevista em relação ao meio ambiente e determinações sanitárias. Essa é uma possibilidade de garantir práticas e produções sustentáveis. Além dessa forma, a tecnologia também poderá ser utilizada em casos de desastres ambientais, como terremotos e incêndios florestais de grandes proporções. Assim, pode-se ter um controle maior da administração de tudo o que deve ser feito. Inclusive, é possível acelerar o processo de recursos humanitários.

Muitas são as possibilidades de uso do blockchain. Já há o projeto dele ser utilizado como um recurso para evitar fraudes em contratos de posse de terras. Foi produzido um registro virtual de propriedades após identificá-las com essa tecnologia. Também, o blockchain já é analisado como uma maneira de garantir segurança e transparência na gestão de governos e no sistema de eleições de alguns países, como Japão, Estados Unidos e Suíça.

Blockchain fornece vantagens

Independente de como o blockchain é usado, pode-se afirmar que ele proporciona proteção das informações e maior controle de dados. Tais benefícios poderão ser aproveitados por toda a sociedade se essa tecnologia for bem aproveitada e desenvolvida. Para saber mais sobre o universo tecnológico, acompanhe o blog da TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Com uma equipe de profissionais antenados nas novidades do setor de tecnologias, oferecemos os melhores sistemas de hospedagem de sites, WordPress e e-commerce. Além disso, prestamos os serviços de registro de domínios, cloud drive, migração de e-mails, e-mail marketing com Mautic, e-mail profissional com webmail, otimização de sites, entre outros.