Veja algumas linguagens de programação para iniciantes

Ter o domínio de linguagens de programação é, sem dúvidas, uma das habilidades mais desejadas no mercado de trabalho hoje em dia. E não somente para desenvolvedores, aqueles profissionais especialistas no desenvolvimento de websites e jogos, mas também em diversos postos de trabalho, como aqueles que lidam com bancos de dados, monitoramento e avaliação de indicadores etc.

Pensando nisso, muita gente pensa em adquirir essas habilidades e não sabem por onde começar, afinal existem diversas opções de linguagens de programação, cada uma com suas especificidades. Considerando que existem muitas pessoas que desejam desenvolver essas habilidades já tendo concluído seu curso superior (inclusive pessoas formadas nos chamados cursos de humanas), nesse conjunto de pessoas estão muitas que não tinham desde muito cedo a propensão a exercer atividades de programação. Pensando nisso, fica a pergunta: qual a melhor linguagem de programação para iniciantes?

Tudo vai depender dos seus interesses

Se vocè é daqueles que decidiram aprender a programar “tardiamente” (força de expressão, afinal nunca é tarde para adquirir novas habilidades), é importante ter com clareza os seus objetivos e como tais linguagens podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Isso vai desde o interesse em se tornar um desenvolvedor full stack até aqueles que só querem realizar algumas programações em websites, havendo diversas possibilidades entre essas.

Por isso, não vamos responder definitivamente à pergunta do título, mas, sim, apresentar algumas possibilidades presentes no universo das linguagens de programação, a fim de que você possa começar a traçar seu caminho nesse universo tão complexo e, ao mesmo tempo, tão fascinante e que abre tantos caminhos no mercado de trabalho.

Linguagens de programação são úteis não somente para programadores!

É importante ressaltar que linguagens de programação são úteis não somente para aqueles que desejam se tornar programadores ou desenvolvedores profissionais. Essas habilidades são tão desejadas pelos recrutadores justamente porque facilitam e otimizam a execução de diversos comandos no cotidiano de trabalho. Por exemplo, um sociólogo e uma historiador realizam conclusões muito mais assertivas e objetivas se lançarem mão de técnicas de programação para o tratamento de dados de suas pesquisas, lançando mão de linguagens como Python e R, muito úteis para esse segmento. Até mesmo um estudante de Sociologia pode obter muitos benefícios com linguagens de programação! Além disso, quem trabalha com construção, controle, monitoramento e avaliação de indicadores têm tudo para decolar em suas atividades se adquirirem habilidades em programação (como VBA no Excel, SQL para bancos de dados, R e Python para análise estatística etc).

Linguagens de programação orientadas a objetos

As linguagens de programação orientadas a objetos ocupam larga parcela no mercado de trabalho, tendo modificado o paradigma da programação estruturada. Buscando aproximar a programação do universo real, o paradigma de objetos tem como vantagens a possibilidade de dividir um software em partes, em vez de somente dados globais; poder alterar determinada parte da codificação sem alterar as demais; a utilização de objetos criados em um sistema para outros; etc.

Dentre as principais linguagens de Programação Orientada a Objetos, podemos citar o Java e a C+, as quais são bastante úteis para quem deseja atuar com programação de jogos. E são se resume somente a jogos, uma vez que, por exemplo, Pascal e Python são são linguagens orientadas a objetos.

Linguagens para programação web

Se você pensa em aprender a programar na web, alguns passos iniciais bem interessantes são aprender PHP, CSS e HTML. Com a programação web, você pode começar a se aventurar na criação de sites, começando com codificações bem simples até chegar ao ponto de desenvolver sites.

Uma das principais vantagens dessas linguagens é o fato de ter uma curva de aprendizagem mais fluida, possibilitando um aprendizado mais rápido na maioria dos casos. As linguagens orientadas a objetos, por exemplo, podem ser um pouco mais difíceis no começo, mas vale a pena ser resiliente, assim como isso não significa dizer que as linguagens para web são fáceis – longe disso.

Conte com toda a expertise da Target Host!

Agora que você já viu o quanto podem ser úteis as linguagens de programação para iniciantes e o quanto você pode se alavancar profissionalmente, que tal dar o pontapé inicial? Além disso, você pode contar com toda a expertise e a excelência de que já se estabeleceu no ramo de tecnologia da informação, como a Target Host, empresa de hospedagem de sites. Confira nossos serviços e saiba como podemos alavancar o seu negócio!