Como escolher o melhor servidor para live?

Com a maior permanência das pessoas em casa e o boom da produção de conteúdo audiovisual, fenômenos observados com bastante clareza durante a atual pandemia e retratados em alguns números que apresentaremos adiante, houve um grande crescimento das transmissões ao vivo, chamadas mais popularmente pelo seu nome em inglês: as tão faladas lives.

Considerando a posição dessas transmissões no âmbito de sua estratégia de marketing de conteúdo, seja focando no fortalecimento de sua posição institucional ou mesmo na venda de algum produto específico por meio das lives, é de suma importância que sejam realizadas da forma mais profissional possível, inclusive com robusto servidor para live. Afinal de contas, uma live mal sucedida pode gerar um baita marketing negativo para a sua empresa.

O que são as transmissões ao vivo?

Basicamente, podemos conceituar as lives no âmbito do live streaming, que já existe há bastante tempo nas redes e teve uma forte expansão durante a quarentena e suas medidas de distanciamento social. Trata-se basicamente da transmissão de conteúdo em tempo real, isto é, sem edições posteriores.

Embora existam diversas outras formas de realizar essas transmissões, com servidores e programas específicos, um dos principais vetores de expansão das lives foram as redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Por exemplo, o Instagram informou que o número de transmissões ao vivo realizadas aumentou 70% somente durante o mês de março, além de a audiência ter aumentado em 50%. Outras ferramentas, como o Twitch, ganharam ainda mais espaço no mercado, tendo em vista justamente as ferramentas otimizadas para a produção de conteúdo ao vivo.

Como fazer uma live em seu site?

Diversas pesquisas mostram que o engajamento dos usuários (ou potenciais clientes, a depender da perspectiva de quem produz as transmissões) é até dez vezes maior em live streaming do que em conteúdos produzidos on demand. Um dos principais fatores neste contexto é a humanização da empresa, uma vez que essas transmissões possibilitam um contato direto de dirigentes de alto escalão com os clientes na ponta, quebrando barreiras e gerando aproximação. Se houver ferramentas de interatividade incorporadas, como comentários e enquetes, essas possibilidades são ainda maiores.

Para promover uma transmissão ao vivo em seu site, é importante pensar na infraestrutura de hospedagem, a fim de que a experiência dos seus (potenciais) clientes seja a melhor possível, servindo para assertivas estratégias de marketing e não para gerar comprometimento da imagem da empresa com uma transmissão de baixa qualidade. Por isso, você deve se perguntar: o meu site aguenta a presença de muitos usuários simultaneamente?

Servidor dedicado

Uma opção bastante efetiva pode ser a aquisição de um servidor dedicado, que tem justamente a finalidade de impedir que o tráfego de seu site fique sobrecarregado, assegurando que a experiência dos usuários não apresente lentidão ou travamentos. Com a opção dedicada, não há o compartilhamento do servidor com mais ninguém, de modo que é como se você “alugasse” um determinado espaço na rede somente para você.

O servidor dedicado é recomendado quando o volume do seu tráfego no site é elevado, com muitos acessos diários. No caso das lives, o número de acessos simultâneos é uma variável de extrema importância. Os servidores dedicados possuem maior robustez e velocidade de tráfego se comparados com os servidores compartilhados, que também são uma opção para os sites.

Capriche na qualidade do conteúdo: câmera e produção!

Não adianta nada uma baita estrutura de tecnologia da informação se o seu conteúdo deixar a desejar. Portanto, capriche na produção da transmissão, com câmeras de alta resolução e bons enquadramentos, além de outros elementos, como figurino e background (cenário). Quanto ao conteúdo, certifique-se de disparar “iscas” importantes para atrair seus clientes, reais ou potenciais, principalmente a partir de sua base de leads. Com ela, você pode enviar chamadas e ofertas, por exemplo, por meio de plataformas de e-mail marketing.

Além disso, é importante que o conteúdo apresentado esteja alinhado às expectativas de seu público-alvo, que podem ser aferidas por meio de diversas ferramentas analíticas, que atuam tanto em relação às redes sociais quanto ao tráfego de sites e buscas orgânicas.

Ferramentas fundamentais para a transmissão ao vivo

Também podemos citar: a câmera, que pode ser nativa do dispositivo conectado à rede ou incorporada a este por meio de cabo ou placa adaptada, possibilitando a passagem de conteúdo em tempo real; a própria conexão de internet, que deve ter ótimas velocidades de download e upload e um bom ping; encoding, que possibilita que a imagem saia da melhor forma possível no player de streaming, recebendo o sinal da placa e convertendo-o para um formato de vídeo otimizado para os usuários (exemplo: Adobe Flash Media Live Encoder); URL e código de acesso gerados pelo encoding, propiciando a conexão ao sistema de streaming; e, por fim, a inserção do player de streaming em seu site por meio de um código embed, incorporando a transmissão ao site. Durante todo este processo, os servidores do site ocupam um papel central.

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Depois de assimilar a importância da transmissão ao vivo de conteúdo audiovisual e antes de efetivamente disponibilizar para seus clientes potenciais ou efetivos, é fundamental que você garanta uma robusta e confiável estrutura de tecnologia da informação. Para isso, incluindo transmitir live em site, você pode contar com os serviços da Target Host, empresa de hospedagem de sites. Conheça nosso portfólio, entre em contato e conte conosco para alavancar o seu negócio!