Como preparar um orçamento de marketing digital

 

Descubra algumas diferentes formas de calcular seu orçamento de marketing digital. Algumas empresas fazem esse orçamento simplesmente por uma porcentagem de sua receita, enquanto outras fazem cálculos um pouco mais elaborados.

Dicas para comprar pela internet com segurança

Método de percentual fixo

O cálculo do orçamento é feito diretamente por uma porcentagem da receita, muitas empresas utilizam desse método no qual consiste em retirar uma porcentagem da sua receita para o investimento em marketing. Para isso, selecionamos alguns trechos de artigos que falam sobre diferentes porcentagens para diferentes tipos de empresa e situações no mercado.

Em empresas menores e de mais simples de gestão, há uma prática antiga de dizer que uma parte do faturamento (normalmente algo entre 3-5%) deve ser direcionado para investimentos em marketing.Assim, você dificilmente vai errar se definir sua verba de marketing para 12 meses dentro de uma faixa entre 5 e 20% do valor financeiro esperado da campanha. O valor inicial poderá ser ajustado para que se torne maior ou menor conforme o equilíbrio entre desejo de ganhar e medo de perder e conforme os resultados reais estejam mais ou menos de acordo com o previsto no seu plano de marketing na internet.

O que é aconselhável para pequenas empresas e startups: 39% das empresas pesquisadas investem entre 3 e 6 por cento da sua receita em marketing, enquanto 40% gasta menos de 2% sua receita. Algumas empresas desse quadro investem mais por necessidade de firmar sua marca no mercado e ganhar market share.Para empresas que têm entre 1 e cinco anos de atuação no mercado, sugerimos o investimento que varie entre 12 e 20 por cento da sua receita bruta, ou projetar seu próprio investimento.

Planos de investimento

Lean Plan: 1 – 2% da sua receita. Na essência, a empresa está querendo manter seu quadro de clientes sem estratégias mais elaboradas. É um investimento ideal para empresas que estão querendo manter seu lugar no mercado e não estão com nenhum plano de crescimento muito ambicioso.

Target Plan: 3 – 4% da sua receita. O objetivo aqui é atrair novas perspectivas e reter os clientes atuais com ferramentas e estratégias avançadas. Isto é ideal para empresas que estão querendo aumentar a sua participação de mercado e tem metas de crescimento moderado (10 – 15% de crescimento anual).

Stretch Plan: 5% ou mais da sua receita. Seu alvo é acelerar seus resultados através da aplicação de mais recursos que estão focados em conversão e vendas. Para fazer isso, você vai usar estratégias de marketing complexas e ferramentas de ponta. Esta opção é ideal para empresas que têm planos ambiciosos para crescer e aumentar a sua participação de mercado (20% ou mais de crescimento anual) “.

budget

Método de orçamento pela margem

Para obter um bom orçamento, muitas empresas usam a seguinte estratégia: analisam o número de vendas ou a receita que obtiveram nos anos anteriores e estudam a viabilidade de crescimento, analisam se no próximo período podem ter crescimento ou se devem se preocupar em manter o ritmo de vendas. No caso das empresas que querem expandir suas vendas, elas devem definir uma meta e fazer as estimativas de vendas esperadas para o próximo período baseado nos dados passados.

Ao ter essa meta definida, a empresa analisa a margem de cada produto, para ver o quanto da margem de cada produto ela vai destinar ao investimento em marketing. Portanto, cada produto contribui com ‘x%’ da sua margem. Ao definir essa porcentagem da margem, basta multiplicar o número encontrado pela meta de vendas da empresa, tendo assim o quanto ela investirá da margem de cada produto em marketing. Uma vez o orçamento formado, a princípio, basta a empresa pensar aonde alocar tal investimento. Para essa definição, então, é importante analisar o retorno das campanhas anteriores.

É importante perceber possíveis sazonalidades na hora da análise dos resultados obtidos, para que não haja distorção, uma vez que, as vendas podem aumentar ou diminuir por conta de outros fatores, como por exemplo, período natalino.

Método de soma dos custos

Esse método é mais utilizado por empresas aonde o setor de marketing faz o orçamento e manda para análise de viabilidade. É necessária uma análise de quanto será necessário para realizar a campanha, isso consiste em basicamente somar os custos de tudo que está envolvido na realização dessa campanha, por exemplo, todos os custos envolvidos com propagandas em jornais, revistas, campanhas de e-mail, rádio, flyers, catálogos. Também incluir qualquer tipo de custo com propaganda online, incluindo, vídeos, manutenção de sites, banner, e-mails marketing, pay-per-click (PPC) ads, manutenção de blogs. Sem se esquecer de incluir nessa conta, custos com design, arte gráfica e tudo mais que for necessário para criar a propaganda.

Método de orçamento pelo mark-up

Para formação do orçamento também é sugerido fazer um cálculo que possibilita uma margem de decisão, ou seja, um mínimo e máximo para investimento. Avaliando mark-up e percentual de custos. Afirma-se que não se pode seguir o padrão de porcentagem da receita, que é estabelecido em outros modelos devido a variabilidade dos setores do comércio, aonde cada setor e produto têm seu próprio mark-up, média de venda e receita.

Vale a pena fazer e-mail marketing?

Não é de hoje que muitas agências e responsáveis pelo marketing das empresas têm dúvidas sobre a relevância do e-mail marketing. Afinal, as pessoas em geral têm o hábito de ignorar e-mails que não são importantes para elas naquele momento. Então, será que realmente vale a pena se esforçar em fazer e-mail marketing? Aqui vão alguns pontos que podem te fazer pensar duas vezes antes de ignorar essa estratégia.

Tenho que mandar e-mails todos os dias?

Uma dúvida comum acontece em relação à periodicidade do envio dos e-mails. Afinal, o envio tem que ser espaçado o suficiente para não ser confundido com uma newsletter (aquele boletim enviado com uma frequência predeterminada ao e-mail do inscrito), mas frequente o suficiente para ser útil. Então, quando fazer e-mail marketing?

Lembre-se de que a estratégia do e-mail marketing é avisar ao cliente sobre promoções ou atividades que sejam do seu interesse, e dificilmente ele vai querer ser lembrado a cada 5 minutos sobre alguma liquidação que está acontecendo durante todo o mês. É importante ter bom senso acerca de quando realmente é necessário disparar a lista de e-mails do seu cliente.

email marketing

Estratégias de e-mail marketing

Uma boa estratégia para definir se o seu público vai realmente se interessar por aquele e-mail é segmentar todos os seus clientes por nichos e mandar e-mails apenas para aqueles que realmente têm altas chances de darem importância ao assunto. Por exemplo, muito dificilmente uma adolescente de 14 anos vai se interessar sobre autopeças cromadas de última geração. Por isso, divida sua clientela por características em comum (idade, gênero, região etc.). Isso diminui e muito as chances de rejeição. Você vai perceber o retorno quase que imediatamente!

A questão sobre se o e-mail marketing realmente vale a pena é se, como toda estratégia de marketing, ela está sendo bem aplicada. De nada adianta investir milhões para querer abordar um cliente que não se interesse no assunto a ser tratado ou promovido se não houver nenhum esforço para ser atrativo. Claro que muitas pessoas ainda têm uma imagem negativa sobre o e-mail marketing, mas ele pode ser muito útil, desde que esteja indo para as pessoas certas.

Especialização em e-mail marketing

Vale lembrar que também é muito importante saber quem escolher na hora de definir uma empresa especializada em serviços de e-mail marketing. E a Target Host é a melhor opção. Aqui, você pode saber como fazer seu e-mail marketing com eficiência. Além disso, oferecemos ótimos planos de hospedagem de sites que cabem no seu orçamento, de maneira segura. Consulte os nossos planos!

Como montar uma loja virtual

O planejamento da sua loja virtual deve ser feito com cuidado. Pense em tudo, desde a aparência e a disposição dos produtos, até as formas de pagamento e de entrega.

Saiba quanto tempo levará para seu e-commerce começar a funcionar. Quanto irá gastar com a hospedagem do seu site, além do domínio, backoffice, serviço de frete, serviço antifraude e certificação de segurança (como SSL e scan de aplicação e IP). Lembre-se que é importante ter um site seguro, mas também deve-se mostrar aos usuários que seu site é seguro. Muitas pessoas prestam atenção nos selos de segurança e você também deve prestar.

Além do mais, para quem está começando com vendas online, é mais recomendável comprar um serviço de intermediadores de pagamentos, que são empresas que irão cuidar de toda a parte financeira com os clientes, tanto em questão de assumir riscos de fraude, tanto com o adiantamento da quantia que você tem para receber.

Eles cobram uma taxa para isso mais uma porcentagem por transação. Ou você ainda pode contratar gateways de pagamento, que oferecem soluções melhores e ainda dão garantia de conexão com as principais redes de cartões de crédito. Eles cobram apenas uma taxa por transação. O processo então, fica mais barato, mas você terá que comprar o antifraude a parte.

O ideal é dividir seu orçamento da seguinte forma: 30% para os gastos com a plataforma, hospedagem e outros recursos para a criação da loja virtual e 70% para o marketing online. A divulgação do seu site é muito importante e requer investimento. Essa é sua melhor chance de crescer.

Custos

De forma geral, o valor total para se construir uma loja virtual podem ser divididos em três seções: custos operacionais, de soluções que serão oferecidas no seu portal; custos com recursos de TI e de estruturação da plataforma, como as open source, as alugadas e as exclusivas; e os custos com a divulgação.

Os valores podem variar de R$ 30 iniciais, como a hospedagem, até R$8.000 no final do projeto, se preferir um site mais sofisticado e com recursos tecnológicos.

Marketing é indispensável

Divulgar seu e-commerce é essencial para conseguir aumentar o número de visitas na loja e conseguir convertê-los em clientes reais. Mas não fique só no básico, crie uma boa estratégia de marketing digital. Você pode fazer e-mail marketing, colocar publicidade em outros sites ou ainda fazer anúncios no Google e nas redes sociais, que dão um ótimo retorno, não são caros e você ainda pode personalizar conforme o público que você deseja atingir.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras

Quanto se trata de compras, essa frase é totalmente verdadeira. As pessoas gostam de ver imagens boas e normalmente se interessam pelas mais bonitas. Portanto, faça os usuários se interessarem pelos seus produtos com fotos bem feitas. Por isso, é importante ter fotos profissionais ou pelo menos de boa resolução. Se você tiver um amigo que tem uma câmera profissional ou semiprofissional, é hora de pedir ajuda. Essas fotos serão a primeira impressão dos internautas de sua loja. Segurança também é importante, veja como saber se uma loja online é segura.

A Target Host, oferece serviços de hospedagem de sites, e conta com os melhores servidores para garantir a melhor performance para sua loja virtual. Ligue para nós, em São Paulo (11) 4063-0438 ou no Rio de Janeiro, para (21) 4063-8546 e comprove!

E-mail marketing – como fazer com eficiência

O que é e-mail marketing?O e-mail marketing compreende todas as atuações de marketing, que usa o correio eletrônico como suporte entre as ações e o envio de mensagens comerciais.

O seu objetivo é o envio de mensagens de forma praticamente instantânea a um alvo selecionado de audiência, com uma mediação rápida dos resultados, permitindo um equilíbrio simultâneo em relação ao custo-benefício.

Com o e-mail marketing há uma orientação às determinações de decisão de seu negócio, com informações sólidas. As vantagens para o seu comercio é que o e-mail marketing possibilita informações concretas, com análises precisas sobre todas as campanhas realizadas.

Para isso, é importante que o serviço de envio de e-mail marketing, seja categorizado, para assim acompanhar as estatísticas por endereço de e-mail, entrega, devolução, relatórios de spam e e-mails válidos. Além disso, consegue fazer o rastreamento dos e-mails que foram abertos, bem como os cliques únicos no anúncio. E finalmente consegue monitorar a remoção do que foi enviado.

Ações que podem usar o e-mail marketing

É bom ressaltarmos que o envio de e-mail marketing nem sempre tem cunho comercial de venda ou compra de produtos, ele serve também para alargar os laços de confiança com os fregueses ou potenciais clientes. E pode ser explorado nos seguintes serviços:

  • Notas para a imprensa
  • Participar em listas de discussão, para promoção
  • Distribuir publicações, para captar e fidelizar clientes
  • Divulgar informações automática a seus clientes
  • Distribuir e-books para promoção de sua empresa

A principal ferramenta e um e-mail marketing eficiente

A principal ferramenta e e-mail marketing é a newsletter, que é um boletim enviado periodicamente ou não aos seus clientes e visitantes. O maior objetivo da newsletter é manter a marca na cabeça do cliente e apontar cominhos para o seu site.

Mas lembremos que a eficiência da newsletter, bem como do e-mail marketing, só se dão se trouxer utilidade aos destinatários, como informações de valores e produtos em condições especiais, por exemplo.

Sendo assim elaborar um e-mail marketing eficiente, é o mesmo que fazer chegar a informação direta, na hora certa para os compradores predispostos a recebê-la.

Entre todas as ferramentas do marketing online, o e-mail marketing é o único que estabelece um diálogo bidirecional, que permite, se usado com eficiência, não apenas a manutenção contínua do atual ou potencial cliente, mas uma relação que fortalece a confiança.

Vantagens do e-mail marketing

São muitas as vantagens do e-mail marketing e a newsletter pode alavancar o sucesso de um negócio na internet. O e-mail marketing tem rápida geração de resposta e prospect. É seletivo, pois busca as pessoas certas. Pode ter o auxílio de outras mídias. E é muito barato, por não ter custo com papel e postagem.

Além disso, estabelece contato direto com o cliente. Pode ser rastreado e direcionado. É uma ferramenta ágil, tanto no envio quanto nas respostas. É fácil de ter seu retorno medido, é interativo e tem uma grande taxa de resposta.

E-mail marketing e hospedagem de site

Tão importante quanto enviar e-mail marketing com eficiência, é a escolha de uma empresa para o envio de e-mail marketing. A Target Host oferece os serviços de e-mail marketing, com garantia de resultados.

Além disso, oferece hospedagem de site em plataforma segura e eficiente. Para saber mais sobre os nossos planos de hospedagem de site ou de e-mail marketing, acesse http://www.targethost.com.br/produtos/hospedagem-de-sites/

A importância dos metadados para o seu site

Seu site está quase pronto? Então, para finalizar, preencha os metadados. Eles são dados que descrevem dados, informações sobre a própria informação, sejam elas, coleções de documentos, gráficos, tabelas, imagens, vídeos, entre outros. Por fim, os metadados darão pontos de referência que vão descrever objetiva e resumidamente cada página do seu blog e/ou site. O prefixo “Meta” provém da língua grega e significa “além de”. Ou seja, informação sobre informação.

A sua importância está relacionada à facilidade de recuperação de algum dado. Os metadados acrescentados à obra são um registro eletrônico com todas as descrições que permitam passar informação de todo o conteúdo de uma fonte. >

É necessário ter uma visão ampla de organização para a gestão de metadados, visto que será necessário coletar novos e manter os que já estão acrescentados. Para isso, é necessário saber quais informações já estão disponíveis, onde estão localizadas e de que forma foram distribuídas.

 

A localização do seu site através dos metadados.

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A configuração de títulos e metadados é uma parte crítica que necessita de uma atenção redobrada. Então, pense em títulos e chamadas que despertem interesse no leitor de visitar a sua página. Seja claro, objetivo e convide-o. Ex: “A melhor empresa de roupas femininas do Brasil, confira!”

Os metadados facilitam a localização do seu site através dos mecanismos de busca e robôs de captura de conteúdo do Google e outros buscadores. As pessoas irão procurar o que necessitam, por isso, as chamadas, ou seja, seus metadados, devem ter informações que estejam 100% de acordo com o que o site oferece. Nada de falar sobre comida quando na verdade seu site é sobre venda de roupas. Seja objetivo!

A organização também é primordial. O título da página sempre vem antes do título do blog. Ex: Roupas femininas para o verão | TGW Modas. Dessa forma, seu site será otimizado e futuramente bem indexado. Não esqueça que a hospedagem para sites também é fundamental, pois só assim as pessoas poderão ver a sua página. Nós, da Target Host, oferecemos esse serviço. Consulte nossos planos!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto. Isso significa que com essa técnica é possível focar sua comunicação digital em determinado produto ou serviço, reforçando o relacionamento com clientes ativos em e potencial, aumentando as chances de conversão em negócios.

Por exemplo, digamos que você possua uma loja de roupas de inverno e ela possua clientes que gostam de esquiar no Chile. Seria uma excelente estratégia disparar um e-mail marketing próximo da alta temporada de esqui no local, com promoções de casacos e botas exclusivas para esses clientes.

Ele é um excelente instrumento no processo de tomada de decisão. Isso porque sua capacidade de saber quem é seu público e como ele interage com a informação enviada, pode fazer com que você segmente melhor suas ações de marketing e atinja um determinado alvo com mais eficácia.

O que é e-mail marketing?

Como utilizar o e-mail marketing

Para você utilizar seu e-mail marketing da melhor forma e conseguir obter bons resultados, confira algumas dicas abaixo:

Uma boa lista de contatos

A essência do e-mail marketing começa com uma boa lista de contatos. Tendo uma você pode segmentar suas informações e atingir melhores resultados. Afinal, com uma lista fiel, diminui a possibilidade de rejeição ao conteúdo que você está oferecendo.

Ter um domínio

Já ressaltamos o porquê de registrar um domínio próprio para um blog. A questão toda é que os e-mails de contas gratuitas são largamente utilizados como spam. Isso pode fazer com que sua mensagem nem ao menos chegue ao seu remetente.

Outra questão importante em registrar um domínio é quanto à confiabilidade do endereço. Ter o nome de instituição no e-mail garante que o usuário possa procurar pelo site de quem está enviando a informação.

Um bom layout

A mensagem tem que ser boa e atraente. Ou seja, aposte em um layout com textos que explicam bem o conteúdo e que contenham fotos. O e-mail precisa dialogar com a informação ou com o produto que está sendo oferecido.

Saiba porque vale a pena fazer um e-mail marketing. E não se esqueça, a Target Host tem imperdíveis planos de e-mail marketing para sua empresa. Oriente as decisões de seu negócio com informações sólidas. Tenha análises precisas sobre as suas campanhas, facilmente categorizadas, acompanhando as estatísticas por endereço de e-mail, entrega, devolução, relatórios de spam, e-mail inválidos, rastreamento de e-mail aberto, de cliques únicos, de remoção e monitoramento. Fale já conosco!

Ententendo o e-mail marketing

Uma ferramenta muito importante para um empreendedor gerar relacionamento com o cliente é o e-mail marketing. Essa prática é a utilização do e-mail como ferramenta de contato direto com o consumidor. Porém, sempre respeitando sempre normas e procedimentos pré-definidos.

Um e-mail newsletter bem feito pode gerar sucesso para um negócio de maneira bem prática e rápida. Algumas das razões para isso são:

  • Interatividade: É muito simples fazer seu cliente interagir com o e-mail marketing. Basta um simples link e o consumidor já pode retornar a resposta, como visitar seu site.
  • Agilidade: Podem ser enviados milhares de e-mails em questão de segundos, é só apertar a tecla “send” do software e esperar alguns instantes para que seus consumidores estejam com sua informação na caixa de entrada.
  • Mensurabilidade: Medir o retorno do e-mail marketing é algo bem simples. As estatísticas do seu site já vão lhe indicar quantas pessoas receberam a newsletter e delas, quantas visitaram o site, compraram ou não desejam mais receber esse tipo de comunicação.

Não transforme seu e-mail marketing em um spam

Uma prática comum é a de se enviar e-mail marketing para destinatários que não autorizam recebimento. O nome disso é “spam”. Utilizar essa ferramenta sem pensar no cliente e querer simplesmente enviar propagandas para diversos consumidores que não aceitam essa prática é, sem pensar na parte ética, algo ruim para seu empreendimento.

Uma campanha séria, com a comunicação sendo feita apenas para destinatários que autorizam o recebimento de e-mails, tem altíssimos índices de retorno o que deixa sua marca com uma maior visibilidade. Vale a pena investir!

Saiba mais acessando nosso post sobre as vantagens do e-mail marketing.

Você sabe o que é E-mail Marketing?

Sabe aquele e-mail que você recebe de empresas oferecendo serviços, informando promoções e apresentando novas vantagens? Pois é, isso é o e-mail marketing.

As vantagens do E-mail Marketing

Existe uma grade diferença entre esse tipo de serviço e spam. Um e-mail caracterizado como spam é aquele que você não deveria receber porque não forneceu seu endereço para a empresa. Já o e-mail marketing é aquele que você cadastra o seu e-mail e recebe as informações daquela empresa em especial. Além disso, também é possível descadastrar caso não queria mais receber essas informações, coisa que o spam não permite.

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Através do e-mail marketing sua empresa pode construir uma relação com o cliente, sempre oferecendo vantagens e informações relevantes nas mensagens disparadas. Seguindo o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail é possível criar estratégias muito efetivas e segmentadas, aumentando a credibilidade da sua marca.
Entre outras abordagens, o e-mail marketing pode ser utilizado para:

  • direcionar o cliente ao site, ou convidá-lo a retornar;
  • informar promoções;
  • enviar cartões comemorativos e de aniversário;
  • campanhas de fidelização;
  • informativos periódicos;
  • pesquisas de satisfação;
  • envio de agradecimentos;
  • pedidos de confirmação de presença; e
  • distribuir convites

Mensurando resultados

Em cada disparo é possível mensurar o retorno recebido do cliente, e assim criar campanhas cada vez mais otimizadas.
Ou seja, se você tem um negócio na internet, monte uma base de e-mails dos seus clientes, e comece a se relacionar com ele de forma mais efetiva através do E-mail marketing!

Agora que você já sabe quais são as vantagens, chegou a hora de saber os principais erros dos e-mails marketing.