O limite dos dados móveis

Um dos problemas mais mencionados pelos consumidores da telefonia móvel, é o limite dos dados móveis impostos pelas operadoras de internet. O serviço é pago, com um valor considerável, a qualidade não é tão alta quanto deveria ser, e, ainda assim, no final do prazo acordado, o serviço é cortado, fazendo com que o consumidor perca os dados móveis que sobraram no decorrer do período. Mesmo após a renovação do pacote, esses dados que foram cortados não são recuperados pelo usuário, e isso causa muita discussão entre consumidor e operadora.

A preocupação com o corte de dados afeta diretamente a vida do consumidor, pois o dinheiro pago para a contratação do pacote acaba sendo desperdiçado quando o serviço é suspenso. E isso entra numa discussão ainda maior quando o valor dos serviços prestados é colocado em pauta, já que o custo de internet no Brasil é muito alto, e muitas vezes o que é oferecido em troca não compensa.

O limite dos dados móveis

Projeto que permite acumular dados móveis

Um novo projeto de lei aprovado no Senado, estabelece que os dados móveis de telefonia que não forem utilizados em um mês, sejam acumulados para o próximo mês. Assim, se o consumidor não utilizar os dados, esses poderão ser utilizados em até 60 dias, já que o usuário paga por uma quantidade de dados, e deve usufruir por completo do serviço. A proposta foi aprovada em caráter terminativo e seguirá para a Câmara dos Deputados. O texto da proposta toma bastante cuidado para que haja justiça entre consumidor e operadora, sem causar prejuízo para ambas as partes.

Outra opção que vem sendo discutida entre as operadoras é o compartilhamento de internet. Assim como já vem sendo utilizado em outras áreas distintas, o compartilhamento de serviços está sendo cada vez mais usado, e vem se tornando comum entre a maioria das pessoas. Esse compartilhamento por usuários se tornou mais popular por causa da facilidade de dividir um serviço com outras pessoas, tornando-o mais barato e por vezes até mais divertido.

Se esse serviço se tornar real, vai acabar com as “gambiarras” e fazer do compartilhamento de rede, que já existe, ser profissional e útil às operadoras de internet. Pois, atualmente as pessoas compartilham internet através de roteador, e as operadoras querem incentivar esse compartilhamento na esperança de que, com cada vez mais pessoas utilizando a internet, isso possa ser convertido em serviços para a operadora.

A economia do uso de dados

De um lado oposto a quem deseja que os dados se acumulem no fim do pacote, há quem deseja economizar dados, pois o serviço contratado não consegue cobrir a necessidade do contratante. Para quem deseja economizar, há métodos para ajudar nisso e ter um controle maior dos gastos, fazendo durar mais. Esses recursos são muito eficientes para reduzir o valor final da conta telefônica, pois muitos programas em segundo plano utilizam uma quantidade alta de dados, e na maioria das vezes o contratante não percebe esse gasto, e só se dá conta dele quanto o pacote de dados acaba no momento errado.

Com a demanda cada vez maior de sites e redes sociais, e a presença constante das pessoas na internet, é muito importante a manutenção e desenvolvimento dos serviços para sempre oferecer qualidade aos usuários e clientes. A Target Host oferece diversos serviços para facilitar a vida de quem quer utilizar os dados móveis da forma mais assertiva possível, como otimização de sites, hospedagem e armazenamento em nuvem, e outros. Sempre focados nas necessidades dos clientes.