Saiba mais sobre a Indústria 4.0 e as mudanças geradas

A quarta onda da revolução industrial vem criando um importante conceito, que permeia as últimas novidades no quesito inovação: a Indústria 4.0. Com novidades no campo da automação, controle, tecnologia da informação e Internet das Coisas, este momento vem mudando os processos de produção, os tornando cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

O início do conceito de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha e seu fundamento básico diz que ao conectar máquinas, sistemas e ativos, todo o processo e o sistema se interligam de forma inteligente, aumentando a autonomia, a previsão de falhas nos processos e a adaptação aos requisitos e mudanças na produção.

Pilares

Ao pensar a implementação da Indústria 4.0, alguns princípios foram desenvolvidos, entre eles, a operação em tempo real, a virtualização, a descentralização e a produção de acordo com a demanda. A partir destes direcionamentos, os pilares da Indústria 4.0 foram pensados:

Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)

Como o próprio nome já diz, esse pilar agrega a conexão de objetos físicos em rede. Permite que você tenha acesso a carros, eletrodomésticos e até lâmpadas. A automação pode acontecer a nível residencial e industrial. Sistemas cyber-físicos são uma das bases da Indústria 4.0

Big Data Analytics

Também chamada de Big Data, a estrutura de dados extensos e complexos utilizam novas formas de captura e análise. Aplicada à Indústria 4.0, a Big Data pode ser analisada através de 6C’s: Conexão; Cloud; Cyber; Conteúdo; Comunidade e Customização.

Segurança

A segurança dos sistemas de informação está no centro dos desafios da Indústria 4.0. Falhas nas comunicações podem causar problemas na produção. Além do mais, com toda essa conectividade, será importante pensar em proteger os dados da empresa, assim como seus conhecimentos.

Dentre as mudanças da Revolução 4.0, a conexão e automação estão entre os destaques. Empresas, residências e o que mais puder ser automatizado, será. Já é possível vivenciar estas novidades em exemplos como assistentes virtuais, casas inteligentes e máquinas que operam sozinhas. As mudanças irão continuar acontecendo e afetarão diretamente nossa vida.

A Target Host está pronta para te ajudar a entrar nesse novo momento da tecnologia. Com soluções ideais para o seu negócio, você estará pronto para o que a Indústria 4.0 estiver esperando de você.