A importância das tecnologias na crise

Os números sobre as mudanças nos hábitos de consumo e trabalho das pessoas não deixam mentir sobre a importância das ferramentas digitais e tecnologias na crise: as vendas on-line aumentaram 209% no mundo durante a pandemia, de acordo com dados da ACI Worldwide, empresa de sistemas de pagamento eletrônico.

Além disso, por exemplo, segundo a ABComm (associação do setor de e-commerce), cerca de 100 mil lojas on-line foram abertas somente no Brasil entre o início de março e o fim de abril. O processo de transformação digital é flagrante, e mesmo empresas mais “conservadoras” tiveram que investir na sua presença digital devido ao fechamento forçado de negócios dos mais diversos segmentos. Não necessariamente no segmento de lojas, afinal de contas a maior presença das pessoas em casa fez com que o acesso a conteúdos digitais disparasse.

Serviços de entrega a domicílio

Já bastante comuns antes da pandemia, as entregas a domicílio, nos mais diversos segmentos, tiveram um boom durante a atual crise. De acordo com dados de pesquisa realizada pela OnYou, entre aqueles que dizem respeitar a quarentena e ficar em casa, 89% dizem pedir produtos em restaurantes; 32%, em farmácias; 29%, em supermercados; 14%, em lojas de bebidas; e 10%, em pet shops.

Quanto às lojas de segmentos classificados como não essenciais, o alastramento da presença virtual foi mandatório, afinal de contas não poderiam mais continuar a vender seus produtos presencialmente. Houve diversos casos de empresas bem-sucedidas nesta empreitada, nos mais diversos segmentos.

Dar um passo do tamanho das pernas: sólida estrutura on-line

Construir uma sólida presença digital, entretanto, não é tarefa simples. Além de estratégias de marketing digital para atingir de forma segmentada o público de seu negócio, as empresas também precisam investir em sólidas estruturas de software e hardware, ainda mais se tiverem um porte maior. Afinal de contas, como bem fala a sabedoria popular, é importante não dar um passo maior do que as próprias pernas, sob pena de “queimar o filme” perante seus consumidores e gerar um marketing negativo.

Por exemplo, como vender on-line de forma eficiente sem uma adequada organização logística (organização de estoque e de entregas ao consumidor final, por exemplo) e um site ou plataforma que receba e encaminhe os pedidos da forma correta? No caso de plataformas de e-commerce, essa importância fica ainda maior. Isso sem falar na proteção de dados sigilosos dos clientes e das próprias empresas, de modo que a privacidade e segurança na rede são requisitos essenciais.

Importância de atuar com métricas para atuação assertiva

Na atuação digital, nada é realizado com base no achismo. Daí a importância de sólidas métricas, composta por indicadores sobre o desempenho de vendas, campanhas etc., sendo de suma importância para a elaboração de estratégias assertivas e eficientes, isto é, obtendo o máximo retorno com o menor dispêndio de recursos possível.

Daí podemos ressaltar a importância de sua empresa possuir uma robusta estrutura de banco de dados, a fim de propiciar a coleta, sistematização, processamento e análise dos mais diversos tipos de dados sobre a atuação de sua empresa. E diversos softwares podem auxiliar muito a sua empresa nessa empreitada.

Conte com as soluções da Target Host para alavancar seu negócio!

A Target Host, empresa de hospedagem de sites, oferece diversos serviços de tecnologia da informação de excelência para que atuação do seu negócio no meio digital seja robusta, assertiva e com base nas melhores evidências. A partir dos exemplos dados acima do uso de tecnologias na crise e do nosso amplo portfólio, entre em contato e verifique como podemos te ajudar a impulsionar seu negócio!.