Ferramentas para e-commerce: gestão e marketing digital

Entre as diversas possibilidades que a internet oferece, a oportunidade de ter um comércio virtual é uma que atrai muitas pessoas. A quantidade de lojas online que surgem constantemente é surpreendente. Não foi à toa que, de agosto de 2019 para agosto de 2020, houve um aumento de 930 mil para 1,3 milhão, segundo pesquisa do PayPal.

Com espírito empreendedor, muitos têm vontade de ingressar nesse mercado. Mas, iniciar um novo negócio nunca é fácil. Então, por onde começar? Pensando nisso, iremos dar dicas de ferramentas para e-commerce que auxiliam nesse processo de criação.

ferramentas para ecommerce

Quais ferramentas para e-commerce podem me auxiliar?

Atualmente, criar um negócio digital é mais descomplicado do que há uma década. Isso porque, naquela época, não existiam as ferramentas para e-commerce que temos acesso hoje. Elas ajudam a produzir o comércio virtual, divulgar os produtos e a sua marca. Se você tem vontade de ter seu e-commerce, porém está perdido, confira as sugestões.

Plano de Marketing Digital para e-commerce

Com tamanha competitividade, criar um plano de marketing digital é fundamental para o sucesso de um negócio digital. É através de estratégias inteligentes que você irá posicionar a sua marca no mercado, atrair clientes, oferecer uma melhor experiência para eles, fidelizá-los e vender seus produtos ou serviços.

Muito mais do que divulgar seu negócio, o plano de marketing é um instrumento de gestão. A partir dele, você poderá determinar os objetivos de curto, médio e longo prazo que deseja alcançar, mapear seu público-alvo e o que ele espera da sua marca.

Com muitas possibilidades, um plano de marketing pode oferecer diversos benefícios para aqueles que o adotam. São eles:

  • Estabelece presença online;
  • Conquista autoridade de marca;
  • Manifesta a jornada de compra;
  • Auxilia a segmentar o público;
  • Personaliza a comunicação;
  • Fideliza o cliente;
  • Simplifica a mensuração de resultados;
  • Fornece excelente custo-benefício;
  • Define seu ciclo de vendas;
  • Personaliza a experiência de compra;
  • Proporciona o engajamento com o público.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das mais eficientes ferramentas para e-commerce. Ele possibilita uma ótima comunicação e um relacionamento direto com seus leads. Com o objetivo de enviar mensagens para divulgar o conteúdo de campanhas de Marketing Digital, esse canal é mais objetivo do que outras mídias digitais.

Muito utilizado por pessoas que têm seus e-commerces, o e-mail marketing pode ser utilizado para sinalizar descontos aos clientes, fazer ofertas e enviar mensagens informativas. Sendo atrativa, contextual e bem planejada e executada, essa ferramenta pode gerar ótimos resultados ao seu comércio eletrônico.

Entre as muitas vantagens do e-mail marketing, destacam-se:

  • Custos mais baixos do que a mídia tradicional;
  • Retorno de investimento superior ao de outras ferramentas;
  • Segmentação de público-alvo;
  • Fidelização de leads;
  • Relacionamento com o público;
  • Aumento de visitas no site do e-commerce;
  • Acompanhamento de compras no site;
  • Conteúdo sempre disponível na caixa de entrada do cliente;
  • Acessível em dispositivos móveis;
  • Mensuração de resultados das campanhas;
  • Feedback dos clientes sobre seus serviços.

Com ferramentas para e-commerce, você tem mais sucesso

Como visto, as ferramentas para e-commerce colaboram muito com o crescimento do seu negócio. Logo, é fundamental ter conhecimento daquelas que serão ideais para o seu empreendimento digital, seja ele de venda de produtos ou serviços. Para garantir um e-mail marketing em suas estratégias, você pode contar com a TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Com a proposta de pacotes diferenciados, oferecemos esse serviço com a plataforma Mautic, que disponibiliza um painel com estatísticas em tempo real. Conduza o seu e-commerce com dados sólidos e análises exatas, acompanhando estatísticas de entrega, devolução, relatórios de spam, e-mails inválidos e rastreamento de e-mail aberto, cliques, cliques únicos, remoção e monitoramento.