E-mail marketing: saiba como funciona e conheça as vantagens

A interação entre colaboradores de uma empresa é imprescindível para que a comunicação funcione de forma eficiente. Uma das ferramentas que serve para fortalecer isso, é o e-mail marketing. E, apesar de ser um hábito que vem crescendo mais e mais dentro das empresas, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto, tanto sobre o funcionamento, quanto sobre os resultados que esse serviço pode impactar dentro das empresas.

Para começar, o e-mail marketing é uma ferramenta que permite programar uma sequência de e-mails que será enviada automaticamente a todas as pessoas cadastradas na lista, anunciando, promovendo e aumentando as oportunidades de venda do produto da sua empresa. Hoje em dia, banners em redes sociais e blogs não bastam, já que muitas pessoas não observam anúncios oferecidos nesse tipo de abordagem. Portanto, a partir do momento em que você envia um conteúdo de qualidade para sua lista de contatos, a chance de conversão aumenta.

O público selecionado dessa lista é formado de acordo com seus interesses em comum com a empresa ou produto oferecido, e como a maioria das pessoas possui e-mail, essa abordagem direta costuma funcionar.

E-mail marketing
As vantagens do e-mail marketing

O e-mail marketing é muito popular, pois a divulgação é precisa e rápida, gera mais tráfego para blogs e mais seguidores em redes sociais, curtidas em sua fanpage e consolida sua reputação como empresa ou produto. Além disso, tem outras vantagens, tais como:

  • A capacidade de distribuição de mensagens para grande quantidade de pessoas, por um preço relativamente baixo, quando comparado com outras mídias.
  • Chega direto ao cliente, ao contrário de esperar que ele chegue até sua empresa ou seu produto.
  • Permite criar estratégias de marketing utilizando vários e-mails que se complementam, o que é muito usado em datas comemorativas.
  • Envio rápido, pois quando um e-mail é enviado, ele chega ao seu destino em poucos segundos.
  • Permite rastrear facilmente os cliques, as assinaturas e respostas negativas ou positivas.

Estratégias, retorno e iniciação

O e-mail marketing transformou a maneira de como o marketing é feito. Com mais prós do que contras, é uma ferramenta que já conquistou o mercado e a tendência é de crescimento. Por ser feito de forma instantânea e ter o retorno muito rápido, atende as exigências atuais da praticidade que a internet nos dá.

Em comparação com os outros tipos de comunicação de marketing, essa ferramenta ganha no custo-benefício e na agilidade. E a melhor estratégia para definir se o público está interessado pelo e-mail, é segmentar todos os clientes por nichos e enviar apenas para aqueles que realmente têm chances de darem importância ao assunto. O importante é saber se a estratégia está sendo bem planejada e executada.

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