Diferenças entre as opções de terminação de domínio

De tanto que você já navegou por aí, já deu para perceber que cada domínio pode possuir uma terminação diferente, não é? Mas afinal de contas, o que significa essa diferenciação no final de um domínio? Qual a diferença entre .com, .com.br, .net etc? Isso é o que vamos ver agora.

O que são TLD, gTLD e ccTLD?

Para começar, vamos falar sobre os mais conhecidos do mercado como o .com, .com.br, .net e .org, que são conhecidos como Top Level Domain (TLD), ou seja, os domínios de primeira linha. Ainda dentro desta classificação, encontramos os gTLD, que são os domínios genéricos: .com, .net e .org

Dentro dos domínios de primeira linha, há ainda outra categoria que vem se popularizando cada vez mais, a ccTLD, que significa Country Code Top Level Domain e é composta pelas extensões que representam países. Aqui no Brasil, usamos o .com.br, em Portugal, usa-se o .pt ou .com.pt, e por aí vai. Em alguns casos, apenas empreendedores locais podem registrar usando o domínio específico.

A terminação de domínio e sua relevância

Agora que você já sabe sobre as principais categorias de domínios, é importante pensar em qual você irá escolher para o seu site. No momento do registro de domínio, é necessário pensar em como isso irá afetar o posicionamento do site no Google. Segundo alguns profissionais, a terminação não influencia diretamente, mas escolher uma terminação que esteja de acordo com o público alvo do seu conteúdo, pode ajudar o posicionamento do site.

A principal relevância na escolha da terminação tem a ver com a credibilidade que seu site irá passar para os usuários que o acessarem. Usar um domínio comum, ajuda a garantir que os consumidores acreditem na veracidade do seu conteúdo, afinal de contas, é muito mais provável que um site .com.br seja melhor visto do que um .eu, por exemplo.

Tenha cuidado com alguns domínios

Falamos muito sobre terminações conhecidas e populares e até mesmo a relevância da escolha do domínio para o seu negócio, mas é importante alertar também para alguns pontos que podem prejudicar o seu site. Por exemplo, a terminação .info não é muito bem vista pelo Google, já que um tempo atrás, foi muito utilizada por spammers.

Outro ponto que merece atenção é que nem todos os domínios existentes, estão disponíveis para você. Alguns, como dissemos no início do texto, exigem que você seja empreendedor local para utilizar, como é o caso da Dinamarca (.De) e de Cuba.

Colocar seu site da melhor forma possível no ar é um trabalho que exige muitos processos. O domínio é o primeiro passo e faz parte da estratégia de comunicação do seu negócio. Aqui na Target Host, nós cuidamos do seu site desde os primeiros passos, entre em contato conosco e saiba mais!