Você sabe a diferença entre SEO on-page e SEO off-page?

Para que seu site tenha uma boa posição na pesquisa orgânica do Google, algumas técnicas são aplicadas, entre elas, o SEO, que, em tradução livre, significa otimização feita para mecanismos de pesquisa. Porém, o SEO abrange diversas áreas de atuação, que podem ser divididas em on-page e off-page. E é disso que vamos falar hoje!

SEO

O que são técnicas de SEO e para que servem?

Antes de entrarmos na diferença entre o SEO on-page e o SEO off-page, é preciso esclarecer e pontuar o que é SEO. Como dito anteriormente, é um conjunto de técnicas que visa posicionar a sua página em uma melhor posição nos mecanismos de busca, especialmente o Google, que é o mais utilizado atualmente.

Para que isso aconteça, é possível realizar mudanças nas páginas para que elas sejam mais bem vistas. Desde velocidade de carregamento, certificado de segurança e programação limpa, até chegar ao conteúdo postado na página, tudo isso pode servir de parâmetro para o ranqueamento feito pelos mecanismos de busca.

Agora, vamos às diferenças entre SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-page

As técnicas que chamamos de On-page são otimizações feitas diretamente na página e em seu conteúdo. Elas incluem mudanças na colocação e desenvolvimento do texto e até mesmo no cadastro das imagens.

Metadados

Os metadados são constituídos, principalmente, pelo Title, ou título, meta description, ou descrição, e URL. Esses itens são otimizados pelo desenvolvedor do conteúdo durante a publicação da página e aparecem quando pesquisamos algo no google. Como você pode ver abaixo, eles são essenciais para delimitar o primeiro contato do usuário com o conteúdo.

targethost_seoonpage

Imagens

As imagens são muito importantes para tornar o post mais explicativo e visualmente atraente, certo? Pois elas também passam por um processo de otimização visando a melhor leitura dos robôs do Google e dos outros mecanismos de busca. Entre as otimizações, destacamos o Tag Alt Text, também conhecido como texto alternativo. 

Em hospedagens que incluem o CMS WordPress, esse ajuste é super simples, já que a própria plataforma destaca esse campo para que você faça a edição. Além disso, também é possível instalar plugins de otimização de imagens, que reduzem o tamanho do arquivo para que não atrapalhem no carregamento da página.

Hierarquia de conteúdo

Ainda dentro do SEO on-page, a hierarquia de conteúdo é essencial para que ele seja lido de forma organizada e coerente. Ao desenvolver a página, é possível indicar, através de códigos específicos, o que é o título, dito como H1, o que é o subtítulo, como H2, e os itens subsequentes através de H3, H4, etc.

SEO off-page

Sabendo quais são as técnicas de SEO on-page, é mais fácil identificar quais seriam denominadas off-page. Esses pontos são focados em otimizações feitas fora da página em si. Vamos ver algumas delas.

Link building

Essa técnica, em tradução livre, fala sobre a construção de uma rede de links. Para o Google, quando seu site possui links para outros sites e vice-versa, é uma forma de reconhecer a sua importância e referência em determinado assunto. É essencial manter o bom senso nesse ponto, já que as linkagens devem ser feitas com sites relevantes e reais.

Linkagem interna

A relevância do seu site não precisar estar ligada a apenas uma página. É possível distribuí-la para outros conteúdos. Uma das formas de fazer isso é com a linkagem interna, linkando outras páginas do seu site naquele conteúdo. Para exemplificar essa ação, é só ver o que fazemos nesse texto aqui.

Compartilhamento em redes sociais

Por mais que muitas pessoas não pensem nisso, a postagem do link nas redes sociais, ajuda a aumentar e melhorar a autoridade do seu conteúdo já que ele passa a ser visto por outros produtores de conteúdo da sua área ou áreas semelhantes.

Site otimizado é com a Target Host

Agora que você já conhece algumas técnicas de SEO on-page e off-page, chegou a hora de deixar seu site pronto em uma hospedagem de qualidade, com um rápido carregamento, reconhecido pela comunidade internacional, e muitos serviços para seu negócio. Venha para a Target Host, empresa de hospedagem de sites, que é a escolha certa para o seu site.