Conheça o Banco de Dados SQL

O banco de dados SQL é um dos mais utilizados por empresas e corporações que precisam armazenar dados de forma segura e eficiente. Trata-se de um banco desenvolvido com uma linguagem de programação extremamente eficaz para quem precisa guardar e manipular informações estratégicas com máximas performance e proteção.

Esta solução garante às empresas um gerenciamento aprimorado de dados. A sigla SQL significa “Structured Query Language”, ou Linguagem de Consulta Estruturada, em uma tradução livre para o português. Essa linguagem existe desde a década de 1970 e foi criada pela equipe da IBM, gigante norte-americana da área de tecnologia da informação e informática.

Hoje, a SQL é uma das linguagens mais importantes do segmento de gerenciamento de banco de dados. Todos os bancos de dados SQL têm uma interface intuitiva e permitem que seus usuários armazenem, consultem e manipulem seus dados de forma bastante prática.

O sistema, além de facilitar muito o resgate de informações quando as empresas precisam, também torna mais funcional e fácil o controle de informações estratégicas, guardando os dados com segurança e controle eficiente.

Como funciona o banco de dados SQL?

Os bancos de dados SQL são relacionais, ou seja, são elaborados em linhas e colunas, com informações armazenadas em tabelas e com uma tecnologia extremamente eficaz para a manipulação de dados. Estes bancos de dados apresentam comandos bastante simples de serem usados, como, por exemplo: Select, Insert, Delete e Update (Selecionar, Inserir, Apagar e Atualizar). Com estes comandos, é possível acessar os dados e alterá-los no banco.

Há também os comandos que criam as tabelas de armazenamento de dados, como: Create, Alter e Drop. Para utilizar o banco de dados com segurança e desempenho, o ideal é contar com o suporte de um bom administrador, profissional que fica responsável por fazer a manutenção e a administração de todo o sistema.

Este banco de dados é muito seguro, já que trabalha com um sistema específico que concede permissões de acesso. Ao usar o banco de dados SQL, as empresas garantem a consistência e a segurança de suas informações e conseguem acessar os conteúdos armazenados para consultas, pesquisas e estudos a qualquer momento. Este é, definitivamente, o tipo de banco de dados que domina o mercado mundial, sendo amplamente empregado por empresas de vários setores e portes.

Os principais benefícios e curiosidades sobre o banco de dados SQL

Os benefícios mais evidentes de usar o banco de dados SQL são contar com uma tecnologia com tradição e credibilidade no mercado e usar um banco extremamente respeitado, seguro e eficaz. Este tipo de banco de dados tem excelente usabilidade, possui uma linguagem de pesquisa amplamente utilizada pelas empresas, tem facilidade de uso, é padronizado e conta com ótima organização visual.

Uma curiosidade que merece ser destacada é que a linguagem SQL apresenta sequências padronizadas. Além disso, ela já foi aprimorada diversas vezes ao longo dos anos.

Fale com a Target Host e saiba mais!

Os clientes que contratam planos de hospedagem com a Target Host têm acesso ao Banco de dados MySQL ilimitado, uma solução que garante armazenamento de alta qualidade. A empresa tem a melhor infraestrutura do mercado e está preparada para atender todos os tipos de clientes, com diferentes demandas de armazenamento em bancos de dados.

Na Target Host, sua empresa ainda pode contratar registro de domínio, e-mail profissional, e-mail marketing, transferência de domínio e muitos outros serviços especializados. Entre as soluções da empresa também estão: gerenciamento de servidores, orquestração cloud, e-service, entre outras.

Faça contato com os consultores da Target Host e confira todos os benefícios dos planos de hospedagem e dos serviços oferecidos para o crescimento do seu negócio!