Como a realidade mista pode alavancar o seu negócio?

As ferramentas digitais imersivas ganham cada vez mais espaço no mercado. Logo, resultados de pesquisa realizada em 2019 pela XR Association, grupo que reúne gigantes do ramo tecnológico como Google, Facebook, Samsung e Microsoft, apontaram que 86 dos entrevistados entendem que até 2025 essas ferramentas serão tão presentes em tudo quanto hoje em dia são os smartphones.

Ou seja, trata-se de uma realidade não tão distante, considerando o novo normal que está sendo formado devido à pandemia. A visita a um imóvel a distância pode ser mais que somente filmar o local, não é mesmo? E que tal pensar em formas alternativas de provar as roupas ao invés dos tradicionais provadores? Então, que tal tocar um instrumento virtual no meio da sala por meio de fones de ouvido? Essas ferramentas imersivas são a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.

realidade mista

O que são as ferramentas de imersão digital?

Você já deve ter ouvido falar bastante em realidade virtual e realidade aumentada, não é mesmo? É fascinante quando colocamos um óculos de realidade virtual e trafegamos por uma obra de Van Gogh ou Monet. Já pensou em transpor isso para o mundo dos negócios?

Os ambientes de imersão digital permitem que a pessoa/cliente/usuário experimente a fundo determinada realidade sem que os objetos existam concretamente. O avanço dessas tecnologias permitiu a experimentação de cenários antes inimagináveis. Os filtros do Instagram são um ótimo exemplo de realidade aumentada com sobreposição de objetos virtuais em uma base real. E, como podemos perceber, tais tecnologias estão longe de serem algo de um futuro distantes. Os seus embriões já se encontram no presente, desenvolvendo-se a passos largos.

Realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista

Como a definição de realidade mista é uma imbricação entre a realidade virtual e a realidade aumentada, não faz sentido apresentá-la sem que antes a definição fique clara. Na realidade virtual, o usuário fica completamente imerso em um ambiente virtual, que é criado por computador, sendo utilizados fones de ouvido e óculos de realidade virtual (como Oculus Rift e Playstation VR). O caso da imersão em uma obra de arte é um dos principais exemplos.

Desse modo, a realidade aumentada permite que o usuário insira elementos artificiais em um cenário real. O principal foco dessa tecnologia são os smartphones, com aplicativos desenvolvidos para promover esse tipo de experiência. Não à toa podemos citar como principais exemplos o jogo Pokemon GO, que faz muito sucesso desde 2016.

A realidade mista abrange elementos de modo que os usuários podem interagir com objetos digitais colocados em um cenário real. Por exemplo, tocar um instrumento projetado por meio de fones de ouvido ou visualizar os pequenos detalhes de uma escultura.

Realidade mista para alavancar negócios

Considerando a expansão dessas tecnologias, adotá-las de forma eficaz e eficiente o quanto antes pode ser uma baita vantagem competitiva. Considerando o cenário em que medidas de distanciamento social permanecerão mesmo após o fim da pandemia, abre-se um vasto leque de possibilidades, inclusive com ações antes somente presenciais.

No que se refere à realidade mista, podemos como exemplos: aprofundamento da utilização de simuladores para estudantes de medicina interagirem com o corpo humano, transmissão de informações em tempo real sobre um mesmo paciente para médicos utilizando o mesmo equipamento, modeladores 3D para plantas de imóveis e “maquete virtual” da obra (muito úteis para arquitetos e engenheiros ao possibilitar uma interação muito mais vantajosa do que as tradicionais maquetes físicas), inserção de novos elementos em uma visita imobiliária etc., além de diversas ferramentas extremamente úteis das realidades virtual e aumentada.

No que se refere especificamente ao marketing digital, essas ferramentas de imersão estão ressignificando a interação dos potenciais clientes com os produtos e serviços ofertados, dos mais diverso segmentos. Cada vez mais, tais ferramentas otimizam a experiência de compra do usuário, com o foco em diversas metodologias de UX – Experiência do Usuário ou User Experience.

A Target Host está antenada em todas as novidades tecnológicas!

Desde a sua fundação em 2003, a Target Host, empresa de serviços de tecnologia da informação, passou por diversas revoluções no mercado digital, sempre adaptando os seus serviços de acordo com as novas realidades, tendo como norte as demandas e especificidades de nossos clientes. Com as ferramentas de imersão digital, inclusive de realidade mista, não poderia ser diferente, afinal de contas elas estão expandindo. Então, entre em contato e confira como podemos ajudar a alavancar o seu negócio!