Autenticação de dois fatores no site: por que e como usar?

A segurança na internet é um assunto que tem sido cada vez mais debatido. Isso porque tanto os usuários quanto os proprietários de sites precisam sentir-se seguros nas plataformas. Por isso, é importante que sejam desenvolvidas novas tecnologias de segurança para garantir que não haja invasão de acesso às contas e informações importantes. Uma técnica que tem sido utilizada é a autenticação de dois fatores no site. Confira neste artigo por qual motivo usá-la e como!

Autenticação de dois fatores - Target Host

Por que usar a autenticação de dois fatores no site?

Também conhecida como validação em duas etapas, a autenticação de dois fatores é um método usado para proteger sites, aplicações da web, contas bancárias e perfis de redes sociais, por exemplo. Ao invés de colocar apenas os dados de acesso e a senha para fazer login na plataforma, a pessoa precisa inserir um código de autenticação destinado para o proprietário da conta. Tal chave de segurança pode ser enviada por e-mail, WhatsApp, SMS ou aplicativo que gera código.

É importante utilizar a autenticação de dois fatores no site porque, mesmo que um indivíduo consiga o seu acesso, precisa da chave de segurança, que será enviada para o seu celular ou e-mail. Assim, o objetivo dele é dificultado e você descobre que há alguém tentando fazer login em seu site. Dessa forma, pode alterar a senha para que o invasor não a tenha mais. Ao usar essa técnica, você terá certeza de que sua página estará mais segura do que com apenas as senhas normais.

Como fazer a autenticação de dois fatores no site?

A autenticação de dois fatores no site pode ser feita de diferentes maneiras e isso vai variar conforme a sua plataforma de gerenciamento de conteúdo. Se for o WordPress, você mesmo pode fazer a validação. O primeiro passo é acessar o cPanel e ir na aba de “Plugins”, que fica no menu lateral esquerdo. Depois, pesquise por algum plugin de validação em duas etapas. Como último passo, instale e ative a aplicação.

Além disso, baixe em seu celular um aplicativo de autenticação de dois fatores. Caso não queira instalar um plugin, há a possibilidade de acessar a parte de “Segurança” no cPanel e optar por “Autenticação de dois fatores”. Dessa forma, é possível configurar a plataforma a essa função tão importante e ter mais segurança em seu site.

Confira novidades de segurança digital no blog da TargetHost

A autenticação de dois fatores no site é fundamental para manter a segurança dos dados da própria página e dos clientes. Além disso, também é muito importante no caso de dados empresariais que são registrados em nuvem, como o CoDrive. Aqui no blog da TargetHost, empresa de hospedagem de sites, você confere muitas novidades e informações relevantes sobre tecnologia. Atuando no mercado de soluções de internet desde 2003, a TargetHost oferece serviços de hospedagem de sites, registro de domínios, e-mail profissional, Cloud Drive e muito mais. Entre em contato e veja como ser beneficiado por uma empresa altamente qualificada e premiada!